Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que ama a vida, a família e os amigos. Funcionária pública e estudante do curso de pedagogia da UNEB-Universidade do Estado da Bahia/Campus X -Departamento de Educação.

Seguidores

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Tecnologia: bom ou ruim?

Nos dias atuais é muito comum ouvir falar de tecnologia, em todos os lugares deparamos com algo novo, sem contar que já faz parte de nossas vidas e nem percebemos. Isso assunta um pouco algumas pessoas, justamente pelo simples fato de ver nos programas televisionados, no cinema filmes que mostra robôs, computadores com inteligência inesplicavél, onde algumas pessoas temem que tal ficção se torne em realidade, que no futuro próximo a máquina venha substituir os homens. Acham que a tecnologia é algo ruim, pelo contrário ela contribuir e muito para a nossa sobrevivência. Tudo que utilizamos no nosso dia-a-dia é resultado da tecnologia. A tecnologia não é algo novo, mas surgiu desde o início da civilização. Segundo o filosófo Gilbert de Simondon (1969), o homem se diferenciou dos demais animais, a partir do momento em que utilizou os recursos existentes na natureza em seu benefício próprio. O avanço científico da humanidade amplia o conhecimento e faz com que cada vez mais surgem novas tecnologias. A
tecnologia, não se basta só em produtos e equipamentos pra facilitar a nossa vida no dia-a-dia, mas também tem a tecnologia da inteligência, que foram criadas pelos homens para avançar no conhecimento e na aprendizagem, exemplo disso são: a linguagem oral, a escrita e a linguagem digital. A tecnologia midiáticas tem um poder impresionante nas pessoas, o corpo reage as imagens transmitida por ela, a atenção, emoção, o medo são coisas naturais dos seres humanos, mas que por certo instante é despertado diante de uma televisão ou computadores. Como tudo tem o seu lado bom e ruim, por um lado facilita a nossa vida, por outro interferem em nosso modo de pensar, agir, de relacionarmos e de adquirirmos conhecimentos, ela cria uma nova cultura e um novo modelo de sociedade. Com esse novo momento, se perdeu um pouco do diálogo presencial, hoje as pessoas mantêm contatos ou tem informações através dos celulares, televisões, computadores, emails, msn, orkut's, enfim fazendo com que o muitas pessoas passam a assumir em suas vidas valores, hábitos e comportamentos que não são seus, e sim de alguém famosos ou personagens da televisão.

5 comentários:

  1. oi miga eu tenho a dizer que só é ruim para as mãos-de-obra que acabam ficando com menos emprego,mas no restante é muito eficaz,pois que é hj em dia que fica sem uma TV,um celular,etc,etc...mas é a vida tem males que vem para o bem e vice-versa.
    beijos da Shirley

    ResponderExcluir
  2. O "novo" sempre nos assusta, de uma forma ou outra. Muitas vezes, preferimos o conforto da acomodação ao desafio da conquista. Penso q, despidos de conceitos e pré-conceitos, devemos estar sempre dispostos a ler e reler o mundo q estamos inseridos, evitando as fórmulas prontas e pré-concebidas.
    Saudades! Jane.

    ResponderExcluir
  3. Eu nem tinha atentado para esse lado , fiquei mais no contexto escola.
    Ficou muito bom viu Cris

    ResponderExcluir
  4. Bom você foi simples e direta com o assunto.Porém percebi que você partiu mais para o lado dos beneícios da tecnologia,e entendo que do mesmo jeito que possa avançar para melhor também pode vir a avançar muito para pior.
    Vendo alguns filmes científicos,lendo e também observando o avanço da ciência,pude notar não so "divisão" entre sociedades,como também a falata de valorização da pessoa".Enfim indo direto ao ponto,concordo q não conseguiriamos viver sem muitas das atuais tecnologias,porem tenho receio sobre seu avanço.Exemplo,no japão ja estão sendo fabricados robôs com a inteligencia de tudo que chega aos computadores,não sei se você ja viu o filme:eu robô" ,ali relata o tempo de que a máquina se voltara contra o homem.O final do filme foi feliz,afinal é um filme ne,mas eo osso final?

    ResponderExcluir
  5. curti muitooo isso, vou usar para fazer uma redação critica sobre avanços tecnologicos que minha professora pediu
    bjs
    FCKU

    ResponderExcluir