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Sou uma pessoa que ama a vida, a família e os amigos. Funcionária pública e estudante do curso de pedagogia da UNEB-Universidade do Estado da Bahia/Campus X -Departamento de Educação.

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sábado, 8 de outubro de 2011

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO: FAMÍLIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

Gleide Cristina Barbosa de Oliveira______________________________________

Artigo: Família e Dificuldades de Aprendizagem: Uma reflexão sobre a relação pais e filhos.________________________________________________________

EQUIPE EXECUTORA_______________________________________________

PEREIRA, A. C. S.; AMBRÓZIO, C. R.; SANTOS, C. N.;BORSATO, F.; FIGUEIRA, F. F.; RIECHI, T. I. J...Laboratório de Neuropsicologia – labneuro@ufpr.br; Departamento de Psicologia; Universidade Federal do Paraná.________________

RESUMO__________________________________________________________

O artigo mostra que no Brasil, cerca de 40% da população que estão nas primeiras séries escolares sofre algum tipo de dificuldade acadêmica. E que é preciso fazer uma reflexão sobre a relação entre dificuldades de aprendizagem e ambiente familiar. Os autores delimitam o tema discutindo o conceito de distúrbio e dificuldades de aprendizagem. Segundo Ciasa (2003) o distúrbio de aprendizagem caracteriza por uma disfunção do sistema nervoso central, já a dificuldade escolar está relacionada designadamente a um problema de ordem ou origem de método de ensino. Porem, Dockell e McShane (2000) assegurar que as dificuldades de aprendizagem podem ser decorrentes de déficits cognitivos que prejudicam a aquisição de conhecimentos, como também em sua grande maioria, são apenas resultantes de problemas educacionais ou ambientais que não está relacionado a um comprometimento cognitivo.

Segundo Dockrell & McShane (2000) o meio pode ser em muitos casos o fator principal do problema de uma criança, porém mesmo que não seja a única causa pode contribuir para a aquisição de conhecimento acadêmico. O meio pode ser entendido tanto como condição física na qual vive, quanto como os relacionamentos entre a criança e os demais indivíduos. São apontados alguns fatores agravantes das dificuldades na aquisição de conhecimentos, tais como o alcoolismo, as ausências prolongadas, as enfermidades e o falecimento dos pais. A separação conjugal, a violência doméstica, também tem afetado o ensino. Existem também fatores socioeconômicos dos quais os pais enfrentam sem terem condições de modificá-los. Sendo eles, as más condições de moradia, a falta de espaço, de higiene, assim como a alimentação mínima necessária para o desenvolvimento e crescimento adequado dessas crianças.

A participação dos pais nas atividades escolares é de suma importância, além das aptidões parentais. Sampaio, De Souza & Costa (2004) acreditam que é relevante realizar um treinamento de pais para que eles possam auxiliar o filho na realização adequada das tarefas de casa. Em relação às tarefas de casa os pais devem ficar atentos para condições anteriores aos comportamentos envolvidos aos estudos. As condições anteriores seria um ambiente organizado, bem iluminado, silencioso, horário fixo de estudo e material escolar completo. As respostas envolvidas compreendem a atenção às entregas das atividades e métodos adequados de estudos. E as condições após essa execução do ato de estudar deverão ser elogios e recompensas. Os familiares frequentemente culpam a criança pela dificuldade de aprendizagem. Afirmam que os filhos são responsáveis pelo problema, pois acreditam que eles não têm interesse pelos conteúdos escolares, e que são preguiçosos para fazerem as atividades, são distraídos e desinteressados.

COMENTÁRIOS____________________________________________________

O diálogo e a participação afetiva é a melhor maneira dos pais e responsáveis contribuírem no processo ensino aprendizagem de seus filhos. Expressar os sentimentos e aceitar os sentimentos de seus filhos, essa relação de trocas fará com que a criança se sinta segura independente do contexto familiar, na qual está inserida. Evitar punições, privilegiar com a utilização de recompensas aos comportamentos adequados, ignorar os comportamentos inadequados, não dando atenção a eles e sempre cumprir com o prometido são fatores que fará com que a criança cresça sendo responsável. Lembrando que a participação do casal é fundamental, para o rendimento.

2 comentários:

  1. amei o filme e gostaria que todos os professores seguissem esse exemplo, ajudariam muito os nossos alunos com essa nova extratégia

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  2. amei o filme e gostaria que todos os professores seguissem esse exemplo, ajudariam muito os nossos alunos com essa nova extratégia

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