Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que ama a vida, a família e os amigos. Funcionária pública e estudante do curso de pedagogia da UNEB-Universidade do Estado da Bahia/Campus X -Departamento de Educação.

Seguidores

terça-feira, 19 de outubro de 2010

As Dimensões Sociais do Esporte

O autor ao tratar em seu texto as dimensões sociais do esporte coloca que o esporte após a sua revolução conceitual passou a ser compreendido através de três manifestações esportivas: o esporte-educação, o esporte-participação ou popular e o esporte-performance ou de rendimento. E que como instituição social não deve ser analisada fora de suas dimensões sociais. O esporte-educação tem fugido do seu verdadeiro papel, onde as competições escolares têm se tornado competições de alto nível, perdendo o sentido educativo de ser, que é de contribuir na formação das pessoas como cidadão. O esporte-educação tem por finalidade preparar para o lazer e o exercício crítico da cidadania, de forma que evite a seletividade e a competividade. Já o esporte-participação apóia se no lazer, no lúdico e promovendo a integração social e o bem-estar social dos seus praticantes. Tem como finalidade a descontração, diversão, o desenvolvimento pessoal propiciando oportunidades de liberdade a cada praticante. Já o esporte-performance o autor coloca que exige investimento e muita organização, que por ser um esporte que gera muito investimento tem se tornado responsabilidade da iniciativa privada que propicia espetáculos esportivos, onde uma série de possibilidades negativas e positivas pode acontecer. Dentre elas a violência. Apesar do esporte de rendimento ter sido um feixe de idéias e hoje se tornou um meio de ganhar dinheiro, é necessário que esta dimensão social do esporte seja estuda a fundo, a fim de que contribua para o processo de formação do cidadão.

2 comentários:

  1. Horriveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeell o texto. Nao se aprende nada com isso. Você é pessima para escrever algum texto. RIDICULAAAAAAAAAAAAAAA!! :-#

    ResponderExcluir
  2. O texto podia ter mais complementos mas mesmo assim esta mto bom :)

    ResponderExcluir