Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que ama a vida, a família e os amigos. Funcionária pública e estudante do curso de pedagogia da UNEB-Universidade do Estado da Bahia/Campus X -Departamento de Educação.

Seguidores

terça-feira, 19 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO

Ao analisarmos a avaliação nas escolas nos dias atuais, podemos perceber que algumas escolas têm alterado sua forma de avaliar, mostrando que a avaliação pode ser um instrumento na qual contribui no processo ensino-aprendizagem do aluno, desde que seja feita diariamente. Era vista como forma de aprovar ou reprovar os alunos, desconhecendo a capacidade de cada um, além de julgar o seu desempenho. A avaliação deve ser vista como acompanhamento da aprendizagem, que deve ser contínua e investigativa identificando os avanços e os problemas da turma, agindo assim a avaliação torna-se uma parceira com a escola, deixando de ser uma forma injusta de avaliar a partir da nota, passando a promover o aluno o acesso ao conhecimento, dando ao professor condições de trabalhar e conhecer melhor a sua classe. A avaliação tendo um caráter de diagnosticar e de ser contínua é preciso que tomemos alguns cuidados, pois a aprendizagem é processual e os alunos precisam de tempo para exercitar suas competências e interagir com o conhecimento, é através dela que o professor tem informações sobre os avanços e as dificuldades dos seus alunos, dando condições de reprogramar suas atividades a fim de atingir suas metas curriculares. Portanto a prática de avaliar independente da forma é importante definir objetivos, tanto para o professor quanto pra o aluno, e quando feita de forma coletiva a reflexão sobre o desempenho, percebe que é mais gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário