Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que ama a vida, a família e os amigos. Funcionária pública e estudante do curso de pedagogia da UNEB-Universidade do Estado da Bahia/Campus X -Departamento de Educação.

Seguidores

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Resenha: SANTOS, Berenice. Vídeo Estado de Resistência.

No primeiro momento do vídeo Estado de Resistência de Berenice Santos, a autora vem mostrando as alterações que o planeta vem sofrendo em consequência da mão do homem na natureza. Podemos notar claramente os efeitos causados pela claramente os efeitos causados pela destruição da proteção da camada de ozônio, através da emissão de fumaça pelas indústrias, quanto pela devastação das florestas pela mão do homem, seca, enchentes, derretimento das geleiras e inundações, causando um desequilíbrio total na natureza. A autora deixa claro que o homem não tem se preocupado com o futuro do planeta, e que a sua única preocupação está voltado à ambição de ter cada vez mais um aumento de lucro, em benefício próprio. Coloca que a degradação da natureza é o resultado da ganância do homem, pensando apenas no seu próprio benefício, além de certos empresários e empreendedores que atravésdo seu empreendimento degradam a natureza, sem contar com a participação de maus políticos que legislam leis em benefícios da minoria e deles próprios, e que todos possuem uma siginificativa parcela de culpa pelo o que anda acontecendo em desfavor do nosso planeta.
No segundo momento vem colocando a questão do êxodo rural e a exploração do trabalho, mostrando que os principais motivos que fazem com que os camponeses saiam do campo para as cidades, é a fuga por conta da seca e a mecanização da produção rural, em consequência disso a busca por empregos com bons salários. Causando assim, na maioria das vezes problemas sociais, devido às cidades não estarem preparada para recebê-los, e os empregos não serem suficientes para todos, passando então a trabalhar ganhando uma miséria e para aumentar a renda no final do mês trabalham o dobro sendo explorados pelos seus patrões.
No terceiro momento a autora vem tratando da tecnologia e sua sofisticação, mostrando o avanço da ciência em inventar instrumentos tecnológicos e novas técnicas com o objetivo de produzir mais e lucrar mais. Entre essas novas técnicas a autora frisou em seu vídeo a questão dos produtos transgênicos que são patenteados pelas multinacionais. A mesma coloca que o processo do agronegócio tem afetado as agriculturas familiares, fazendo com que se precam os modos tradicionais de produção. O agricultor brasileiro corre uma grande risco de se tornar escravo dessas empresas multinacionais e vítima do monopólio das sementes transgências.
No quarto momento a autora vem falando do consumismo desenfreado, que tem levado as pessoas a gastarem o que podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros e a baixa auto-estima. O consumismo trás prejuízos tanto ao homem quanto ao meio ambiente que também sofre com este mal, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo. Em Seguida vem abordando a questão do eucalipto que vem tomando espaço, e se constituindo como uma alternativa rentável de produção, desde algumas pequenas propriedades rurais familiares até as grandes empresas.
O documentário "Estado de Resistência" é uma denúncia a esse mal que tem transformado o nosso planeta. Aponta como esse processo tem afetado a nossa biodiversidade, a nossa cultura e a sociedade. Portanto, precisamos orientar os nossos jovens e adolescentes quanto aos problemas ocorridos, buscando a solução para garantir o futuro da humanidade e para isso depende da relação que se estabelece entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário