Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que ama a vida, a família e os amigos. Funcionária pública e estudante do curso de pedagogia da UNEB-Universidade do Estado da Bahia/Campus X -Departamento de Educação.

Seguidores

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Didática e a Metodologia

No processo educativo temos como fatores importantes no ensino-aprendizagem: a didática e a metodologia. Sendo que muitas vezes são confundidas.
Didática, por sua vez é a arte de ensinar e de fazer aprender, é o conjunto de preceitos que têm por fim tornar o ensino prático e eficiente. É entendida como área do conhecimento que tem por finalidade o estudo do processo de ensino-aprendizagem, sendo responsável pela estruturação e o funcionamento de novas docências. Tem como tarefa estudar a finalidade da educação, os conteúdos de ensino, as atividades dos professores e os materiais de aprendizagem. É uma ciência auxiliar da pedagogia que promove os métodos mais adequados para a aprendizagem.
Já a metodologia é o método aplicado a qualquer projeto, é o método de fazer outra pessoa aprender, ou seja, o método didático. É a maneira adotada na aplicação dos conteúdos. É a arte de dirigir as pessoas ao encontro do conhecimento.
Basicamente, a diferença é que a didática é uma ciência utilizada para se fazer com que outra pessoa entenda o que você tem para ensinar. A metodologia é a forma como se faz isso, mas a metodologia não é necessariamente didática, existem métodos para milhões de coisas, a didática é voltada apenas ao ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário