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Sou uma pessoa que ama a vida, a família e os amigos. Funcionária pública e estudante do curso de pedagogia da UNEB-Universidade do Estado da Bahia/Campus X -Departamento de Educação.

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terça-feira, 19 de outubro de 2010

As tendências pedagógicas.

As tendências pedagógicas se destacam em três, a pedagogia tradicional, a pedagogia nova e a pedagogia tecnicista. Em relação às práticas pedagógicas na escola brasileira, dificilmente encontraremos umas das três tendências, sendo aplicada na sua totalidade e exclusiva. Saviani coloca que na pedagogia tradicional o professor tinha o papel principal, cabia ao aluno assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos. Porém a pedagogia tradicional não obteve tanto sucesso, nem todos nela ingressaram e mesmo os que ingressaram nem sempre eram bem sucedidos e nem todos os bem-sucedidos se ajustavam ao tipo de sociedade que se queria consolidar. Daí surge as críticas à pedagogia tradicional, onde aos poucos foi dado origem a uma outra teoria da educação. A pedagogia Nova que efetua a crítica da pedagogia tradicional, colocando uma nova maneira de interpretar a educação. Segundo a nova teoria a marginalidade deixa de ser vista sob o ângulo da ignorância, ou seja, o não domínio de conhecimento o marginalizado deixa de ser o ignorante e passa a ser rejeitado. A marginalização não pode ser explicada pelas diferenças entre os homens como era defendido pela pedagogia tradicional, pois cada indivíduo é único. A educação será um instrumento de correção da marginalidade na medida em que contribuir para a constituição de uma sociedade cujos membros, não importam com as diferenças na sua individualidade. Essa teoria trata de uma teoria que considera que o importante não é aprender, mas aprender a aprender. Já escola nova veio com a idéia de revolucionar o ensino, porém para esse tipo de funcionar de acordo, foi exposta a pedagogia nova, a organização escolar teria que passar por uma leve reformulão. A escola nova não conseguiu alterar o panorama organizacional dos sistemas escolares, pelo fato de ter um custo bem mais elevado que o da escola tradicional. Portanto a “Escola Nova” organizou-se basicamente na forma de escolas experimentais. Porém, as idéias foram difundidas causando assim conseqüências nas redes escolares oficiais organizadas na forma tradicional, provocando a despreocupação com a transmissão de conhecimentos, o rebaixamento ao nível de ensino que era destinada as classes populares. E por outro lado aprimorou a qualidade do ensino para as classes dominantes. Em vez de resolver o problema da criminalidade ao gravou mais ainda. Daí surge à pedagogia tecnicista, que defende a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor que era ao mesmo tempo o sujeito do processo, o elemento decisivo, se na pedagogia nova a iniciativa desloca-se para o aluno, situando-se como o motor principal, já na pedagogia tecnicista o elemento principal e a organização racional dos meios, onde o professor e os alunos ficam em posições secundarias rejeitados na condição de executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas habilitados. Na pedagogia tecnicista é o processo que define o que os professores e alunos devem fazer, e quando devem fazer.

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